A Inteligência Artificial (IA) está a entrar numa nova fase de aplicabilidade no setor imobiliário, com avanços que já não são apenas promessas de futuro, mas realidades práticas com impacto direto na mediação, no marketing e na relação com o cliente.
Duas dessas inovações foram apresentadas este ano, na conferência especializada “INMAN Connect 2025”, revelando-se especialmente relevantes para os profissionais do setor.
Comunicação direta com o ChatGPT em tempo real
Uma das demonstrações mais surpreendentes consistiu na conversação com ChatGPT, por chamada telefónica, em tempo real.
Perante uma audiência de cerca de 700 profissionais, o orador manteve um diálogo fluido de 10 minutos, com a IA, utilizando prompts verbais (instruções, perguntas ou frases dadas a um sistema com o objetivo de desencadear uma resposta ou ação específica) como se estivesse a falar com um humano.
Ao longo desta conversa, o orador mostrou a possibilidade de obter conselhos de vendas e marketing, reformular propostas comerciais, simular argumentos e gravar as conversas para posterior transcrição e análise — tudo isto com elevado grau de naturalidade.
Este tipo de comunicação representa um avanço significativo, ao permitir uma forma mais acessível e eficiente de utilizar a IA no quotidiano profissional, permitindo a poupança de tempo.
Transformação de fotografias em vídeos realistas
A segunda inovação apresentada recorre a IA generativa para converter uma simples fotografia num vídeo dinâmico, com elementos realistas integrados.
O exemplo demonstrado foi o de uma imagem de uma propriedade comum campo de basquetebol, que valia a pena destacar. Esta fotografia ganhou vida e passou a vídeo, através da inserção de um jovem a jogar no local, demonstrando assim a sua utilidade. O resultado revelou-se altamente convincente e eficaz para fins promocionais, já que permite demonstrar ao comprador todas as vantagens e proveitos de viver naquele local.
Esta solução permite aos profissionais do imobiliário criar conteúdos diferenciadores com recurso mínimo a equipas de produção audiovisual. Assim, é reforçada a capacidade de destacar características específicas de um imóvel de forma envolvente e apelativa, com um baixo custo.
A consolidação da IA generativa na mediação
Ambas as aplicações refletem o amadurecimento da IA generativa: um ramo da inteligência artificial que utiliza machine learning e deep learning para criar, aprender e interpretar conteúdos de forma autónoma.
De acordo com uma sondagem realizada no evento, 80% dos participantes afirmaram utilizar o ChatGPT diariamente, sendo que 70% destes recorrem à versão paga da aplicação. Além disso, 100% das pessoas admitiram já não fazer descrições de anúncios, nem copywrite para as redes sociais, tarefa que agora veem feita pelo IA.
Este dado revela uma adoção generalizada da tecnologia no setor, que, no entanto, continua a exigir acompanhamento crítico.
Neste sentido, foi sublinhada a necessidade de validação, adaptação e personalização do conteúdo gerado por IA, para garantir que este respeita o contexto, os objetivos e a voz do profissional.